quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fraude no SUS

O sistema Único de Saúde foi criado para atender ao estabelecido pela Constituição Federal, que é a garantia universal ao sistema de saúde brasileiro, de forma gratuita e de boa qualidade.

Anos após anos o SUS não consegue cumprir com a sua meta, tendo que atender muito além do que previsto para a sua demanda normal, considerando que grande parte da população não possui plano de saúde.

Assim, pessoas levam um paciente a um grande hospital, necessitando de atendimento de urgência e emergência e internação, tendo o paciente plano de saúde. Ocorre que após preencher a ficha que daria direito à ala do plano, essas pessoas são informadas erroneamente que faltam vagas para pacientes dos planos.

Então recebem a proposta de manter o paciente na ala reservada aos pacientes do SUS enquanto não surge uma vaga ideal, induzindo-as a assinar formulário de atendimento pelo SUS. Deste modo, uma pessoa que não necessitava do SUS por ter plano de saúde, ao ter preenchido os dois formulários, fará com que o Hospital ganhe pelo Plano e pelo SUS.

Mas a história não acaba aí, sendo o paciente transferido ao dia seguinte ao da internação, para um leito melhor, dando vaga para o próximo paciente do plano se instalar também na ala do SUS e fazer com que o hospital tenha rendimento dobrado.

O mais grave é que quem mais precisa do SUS não encontra vaga nestes hospitais, que segregam os menos favorecidos e abandonam nos corredores dos hospitais particulares e públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário